Pesquisar este blog

terça-feira, 18 de junho de 2013

Pronunciamento do Dr. João Eduardo Oliveira Irion ao receber o título de Membro Honorário da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina

Solenidade realizada dia 29 de maio de 2011 no auditório em Porto Alegre do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul..

O Acadêmico Dr. Gustavo Py Gomes da Silveira, Presidente, entrega ao Dr. João Eduardo Oliveira  Irion o título de Membro Honorário da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina
Acadêmico Dr. Gustavo Py Gomes da Silveira, Presidente da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina, autoridades das Entidades Médicas, Acadêmicos presentes, minha esposa Márcia, minha filha Débora, meu genro José Pedro e meus netos Bruno e Lucas.
Senhoras e Senhores,
Agradeço a honra de receber o titulo de Membro Honorário da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina. Essa distinção me orgulha porque representa a decisão dos médicos acadêmicos os quais representam a elite na Medicina no Estado para me incluir entre os médicos já homenageados pela Academia os quais, mais do que eu, são os destaques na Medicina Gaúcha.
Estou no quinquagésimo sexto ano de exercício da profissão e desde o primeiro dia de exercício profissional procurei praticar o que diz a definição consagrada de Medicina, considerado-a como ciência e arte. Entendo a Medicina como ciência porque ela usa métodos científicos para acumular conhecimento. A Medicina ciência exige estudo permanente a experiência que nos é transmitida em aulas, nas conferências e livros e e adquire com o saber acumulado com a prática profissional. Para me justificar na Medicina como Ciência, fui e sou um estudante compulsivo.
A medicina é arte porque os atos médicos exigem habilidade, porém, mais do que isso, a Medicina se qualifica como arte porque se compõe de sentimentos de solidariedade, compaixão e amor. Assim,  como arte, ela busca conservar o que de mais belo existe, a vida humana. Para me justifica na Medicina como Arte procurei dar o maior respeito e oferecer o melhor de nossos conhecimentos aos pacientes.
Com meus mestres aprendi que “o conhecimento que não se transmite não é conhecimento”. Com esse pensamento ansiosamente procurei transmitir, dentro de minhas limitações, o que aprendi no estudo e na prática profissional. Foi assim que tive a felicidade de ser Professor e, em homenagem aos alunos, fiz o melhor que pude nas aulas, nos meus trabalhos científicos e nos livros que publiquei.
Também tive a honra de atender os chamados das entidades da classe médica, como simples associado, como colaborador e como dirigente. Isso aconteceu num crescendo, inicialmente em âmbito da cidade de Santa Maria, depois no Estado do Rio Grande do Sul, a seguir no meio nacional e por fim no ambiente internacional. Trabalhei para a comunidade e para a classe médica, convicto que a Sociedade e a Medicina avançam quando o esforço coletivo aperfeiçoa o exercício profissional. Assim, Medicina, Magistério e Associativismo são os três pilares que orientam minha vida como profissional e cidadão.
Renovo meus agradecimentos pela distinção que recebi. O título de Membro Honorário da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina me honra.
Muito obrigado.

DEFINIÇÃO DE MEDICINA:


“A Medicina é ciência e arte. Os métodos científicos a fazem ciência. A habilidade do médico e os sentimentos de solidariedade, de compaixão e amor que existem na relação médico-paciente qualificam a Medicina como arte porque, como arte, ela busca conservar o que de mais belo e precioso existe: a vida”. J. Irion.

Nenhum comentário:

Postar um comentário