Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Livro “Cintilografia Óssea com 99m Tc – Fundamentos da Interpretação” de autoria do Médico Nuclear Prof. João Eduardo Irion, lançado na Jornada Paulista de Radiologia de 20156.


                                               Capa do Livro
Apresentação:
O acúmulo de conhecimento sobre cintilografia óssea começou a acontecer de fato na década de 60 com a invenção da câmera de cintilação e do gerador de tecnécio. Até então a cintilografia do esqueleto era limitada pelo uso do cintilógrafo linear e pelos isótopos do estrôncio o que praticamente restringia o exame à oncologia.
Os conhecimentos científicos originam-se nos trabalhos de pesquisa e consolidam-se em livros. No caso da Medicina Nuclear, os trabalhos estão dispersos em centenas de revistas. Já os livros sobre diagnóstico de lesões ósseas e articulares são formatados como atlas, isto é, compreendem imagens de casos isolados ou, então, são livros de clínica. Na literatura da especialidade faltam livros com base na semiologia que fundamentem a interpretação da cintilografia óssea especialmente para facilitar a base de conhecimento do estudante de graduação ou residência. O livro “Cintilografia Óssea com 99m Tc – Fundamentos da Interpretação” é uma contribuição para suprir essa lacuna.
O livro revê a fisiologia osteoarticular como requisito fundamental para a compreensão da fixação do radiofármaco no esqueleto normal e patológico. O trabalho aborda fundamentos da instrumentação, revê técnicas e sistematiza e reformula conceitos. O texto é inovador sob vários aspectos, por exemplo, em oito capítulos propõe e descreve a uma nova forma de anatomia, a anatomia cintilográfica do esqueleto. Cria e fundamenta um novo setor na especialidade intitulado “ótica cintilográfica”. O trabalho aborda ângulos novos dos sinais cintilográficos fundamentais das lesões dos ossos, das articulações e partes moles, inovando com a descrição de padrões e sinais cintilográficos das lesões na fase vascular e na fase óssea do exame.
O texto e ilustrado por 350 figuras compreendendo mais de 800 imagens, todas elas originadas do acervo do Serviço de Medicina Nuclear de Santa Maria, criado em 1971 e do qual o autor é o fundador.

Editado pela Livraria e Editora REVINTER LTDA
Rua Matoso 170- Tijuca 20270-135 Rio de Janeiro –RJ
Tel. (21) 2563 9700
livraria@revinter.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário